sexta-feira, 3 de julho de 2009

COMUNICAÇÃO EFICAZ: O SEGREDO DA LIDERANÇA

Não existe segredo para uma boa comunicação. Sem dúvidas, hoje, este tema tem sido cada vez mais discutido dentro das empresas por ser algo ainda considerado um dos seus maiores problemas evidente que onde tem "gente" tem comunicação ineficaz. Vejamos, por exemplo, dentro da nossa própria casa, quantos recados deixamos de anotar ou mesmo repassar por confiar apenas na memória? Quantas vezes dizemos algo aos filhos entendem quantos vezes dizemos algo e os filhos entedem exatamente o contrário? Imagine dentro de uma organização, onde temos várias pessoas e ruídos diversos.
Sem sair dos conceitos básicos sobre comunicação, precisamos entender que:
- A responsábilidade de transmitir e se fazer entender é sempre do emissor;
- Só há comunicação se a mensagem for captada pelo receptor;
- Antes de terminar a comunicação devemos verificar se tudo foi entendido corretamente;
- Não se usa termos ou linguagens desconhecidas por receptor;
- A forma como nos comunicamos torna-se nosso "outdor" dentro de uma organização.

Precisamos ainda entender que a comunicação propicia uma construção verdadeira apartir do momento em que enchergamos com maior propriedade quem somos e qual o impacto que causamos nos nossos colaboradores ter conciência dessa imagem, como lider, faz parte da nossa missão e melhorá-la é uma tarefa diária. Uma forma eficaz de comunicar-se é não abandonar os três princípios básicos:

1º - Pensar: Através deste simples ato, não passamos pela falça ídeia de sermos os "donos da verdade", por possuímos algum conhecimento a mais que os nossos colaboradores;
2º - Planejar: Vem exatamente confirmar que para tudo que vai ser dito é importante verificar: O quê, porquê, a quem, como, quanto, quando e onde podemos falar;
3º - Transmitir: Capacidade de ser compreendido na íntegra, gerando uma reflexão e um aprendizado através do que foi dito.

Comunicar-se bem é um exercício diário praticando-o, os resultados serão imediatos. Todos nós, líderes, devemos ter em mente que o sucesso de uma empresa - Seja ela grande, média ou pequena - está na motivação gerada pela boa comunicação, na utilização de feedbacks e na busca pelo autodesenvolvimento. Ter esta consciência é sem dúvidas o diferencial do bom líder, daquele que faz o resultado acontecer de forma construtiva, transmitindo segurança e permitindo através de seus atos e palavras reflexões para o esforço inteligente de todos.

autor:Jairo Matiniano
Fonte: www.rh.com.br - Acesso em 11 de setembro de 2008, às 17h42m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário