segunda-feira, 2 de março de 2009

Plano de Ensino - Comunicação e Negociação Empresarial

1. IDENTIFICAÇÃO
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS DE ADMINISTRAÇÃO I – Comunicação e Negociação Empresarial
PROFESSORA: Ana Maria Oliveira
SEMESTRE / ANO: 1º Semestre 2009 DATA: 02/03/2009

2. EMENTA

Importância da comunicação. Processos de comunicação; a comunicação interpessoal, grupal e organizacional. A comunicação interna e externa. Criação do Portfólio ACADÊMICO E Profissional.Dinâmica da comunicação organizacional. Administração de conflitos; Processo de negociação: habilidades, problemas e técnicas. Fatores psicológicos da negociação. Tópicos especiais de comunicação e negociação. Estudo de casos.


3. JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA

A disciplina apresenta-se como um instrumental necessário à formação do aluno do curso de Administração Geral. É essencial à compreensão dos processos de relações internos e externos das organizações e, também, na formação do futuro administrador, pois não será completo o Administrador (a) que não souber se comunicar e nem negociar.


4. OBJETIVOS

4.1. Geral

Ao final do semestre, o aluno deverá ser capaz de compreender, correlacionar e aplicar os conteúdos ministrados relativos à comunicação e negociação empresarial, de modo a sentir-se motivado a ser pró-ativo nas situações que exijam sua participação efetiva e negocial, dentro e fora da organização.


4.2. Específicos

Capacitar o aluno do curso de administração no conhecimento básico dos temas administrativos relacionados à comunicação empresarial, de modo a permitir o seu desenvolvimento e o emprego dos assuntos deles decorrentes em sua futura profissão.


5. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – A Importância da Comunicação e da Negociação nas Organizações.
II – Comunicação Empresarial I – Definições e Cenários.
III –Comunicação Empresarial II - Processos de Comunicação.
IV –Negociação I - O que significa negociar.
V – Negociação II – O Processo da negociação.
VI - Tópicos especiais de comunicação empresarial e negociação e Cases.
VII - Elaboração do Portifólio Acadêmico

Nenhum comentário:

Postar um comentário