As cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano, e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos.
A cor é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, nas emoções e intelecto.
A cor tem a capacidade de captar rapidamente e sob um domínio emotivo a atenção do comprador.
Porque você acha que os restaurantes como Mac Donald’s e Habibs são vermelhos? Já viu algum site de instituição religiosa vermelho? Incrível o que são as cores em nossa vida.
Vamos falar agora sobre as cores.
Cores Primárias:
Cores primárias são as cores que não são feitas por nenhuma mistura. São elas azuis, vermelhas e amarelas.
Cores Secundárias:
São cores que surgem da mistura de duas cores primárias.
Cores Complementares:
São as cores opostas no disco de cores. Ex: O vermelho é complementar do verde, o azul é complementar do laranja.
As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes. Raramente se usa apenas cores complementares em um trabalho, o resultado pode ser desastroso.
As cores complementares são as que mais contrastes oferecem, portanto, se quiser destacar o amarelo coloque-o junto com o violeta.
Cores Análogas:
Cores Análogas são as que aparecem lado a lado no disco de cores. São análogas, porque há nelas uma mesma cor básica.
Pôr exemplo o amarelo-ouro e o laranja –avermelhado tem em comum a cor laranja. Elas são usadas para dar a sensação de uniformidade.A composição em cores análogas são consideradas elegantes, e podem ser equilibradas com uma cor complementar.
Tom
O termo tom refere-se a maior ou menor quantidade de luz aplicada à determinada cor. Quando se adiciona preto ele se torna gradualmente mais escuro e essas graduações são chamadas escalas tonais. Para obter escalas tonais mais claras acrescenta-se branco.
A temperatura das Cores:
A temperatura das cores designa a capacidade que a cores tem de parecer quentes ou frias.
Contrastes:
Cores Contrastantes: São cores que quando usadas próximas umas das outras, produzem uma sensação de choque. As cores contrastantes são diretamente opostas no disco das cores. O resultado nem sempre é satisfatório, porém, é usado quando se quer explorar a sensação de choque. Quanto mais forte forem elas, maior será o impacto.
Contraste:
Exemplo da cor preto para destacar as demais.
I
Contrastes de limite: A cor central é uma mistura das cores laterais. Observe que a faixa central é clareada por cada uma das outras cores, mas do lado oposto. No limite da faixa vermelha, o violeta é clareado pelo azul, e no limite da faixa azul, o vermelho é clareado pelo azul, o violeta é clareado pelo vermelho.
Dicas de combinações:
• Brinque de combinar. Utilize pequenas amostras, desenhe e Use lápis de cor. Faça exercícios. É sério! A prática também é Importante. Desenhe um bloco, ou junte alguns retalhos e verifique: você gostou? O que está faltando? Ficou escuro, coloque mais brilho e diminua o contraste. Ficou muito claro?
Que tal acrescentar uma "sombra"? O que irá dar harmonia na combinação, não é só a mistura do amarelo com verde, ou do azul com o rosa, é o complemento do esquema inicial, o balanceamento dos valores. Lembre-se: claro, médio e escuro em harmonia.
Estude, aprecie e analise a sua combinação e procure saber qual o objetivo que você quer alcançar com o seu esquema de cor: alegria, seriedade, luminosidade, tranqüilidade, inovação, agressividade etc.
O círculo cromático é uma boa ferramenta para combinarmos cores, mas lembre-se de que regras podem ser quebradas.
Se mesmo assim não conseguir, você pode dar uma passadinha no site http://www.colorblender.com
Você escolhe uma cor, e ele te dá mais cinco cores que combinam com ela. Simples assim.
Cores Acromáticas ou Neutras:
Cores acromáticas são cores chamadas neutras, o branco, o preto, os cinzas e os marfim.
Aspectos das cores:
As cores podem parecer diferentes em função da cor de fundo:
Significado das cores:
O significado das cores na Publicidade:
De acordo com os estudos do Prof. Modesto Farina, existem algumas indicações seguras quanto ao uso das cores em publicidade:
VERMELHO: Aumenta a atenção, é estimulante, motivador. Indicado para uso em anúncios de artigos que indicam calor e energia, artigos técnicos e de ginástica.
LARANJA: Indicado para as mesmas aplicações do vermelho, com resultados um pouco mais moderados.
AMARELO: Visível a distância, estimulante. Cor imprecisa pode produzir vacilação no indivíduo e dispersar parte de sua atenção. Não é uma cor motivadora por excelência. Combinada com o preto pode resultar eficaz e interessante. Geralmente indicada para aplicação em anúncios que indiquem luz, é desaconselhável seu uso em superfícies muito extensas.
VERDE: Estimulante, mas com pouca força sugestiva; oferece uma sensação de repouso. Indicado para anúncios que caracterizam o frio, azeites, verduras e semelhantes.
AZUL: Possui grande poder de atração; é neutro nas inquietações do ser humano; acalma o indivíduo e seu sistema circulatório. Indicado em anúncios que caracterizem o frio.
ROXO: Acalma o sistema nervoso. a ser utilizado em anúncios de artigos religiosos, em viaturas, acessórios funerários etc. Para dar a essa cor maior sensação de calor, deve-se acrescentar vermelho; de luminosidade, o amarelo; de calor, o laranja; de frio o azul; de arejado o verde.
PÚRPURA E OURO: Cores representativas do valor e dignidade. Devem ser aplicadas em anúncios de artigos de alta categoria e luxo.
MARROM: Esconde muito a qualidade e o valor e, portanto, pouco recomendável em publicidade.
VIOLETA: Entristece o ser humano, não sendo, portanto, muito bem visto na criação publicitária.
CINZA: Indica discrição. Para atitudes neutras e diplomáticas é muito utilizado em publicidade.
PRETO: Deve ser evitado o excesso em publicações a cores, pois tende a gerar frustração.
AZUL E BRANCO: Estimulante, predispõe à simpatia; oferece uma sensação de paz para produtos e serviços que precisam demonstrar sua segurança e estabilidade.
AZUL E VERMELHO: Estimulante da espiritualidade; combinação delicada e de maior eficácia na publicidade.
AZUL E PRETO: Sensação de antipatia; deixa o indivíduo preocupado; desvaloriza completamente a mensagem publicitária e é contraproducente.
VERMELHO E VERDE: Estimulante, mas de pouca eficácia publicitária. Geralmente se usa essa combinação para publicidade rural.
VERMELHO E AMARELO: Estimulante e eficaz em publicidade. Por outro lado as pesquisas indicam que pode causar opressão em certas pessoas e insatisfação em outras.
AMARELO E VERDE: Produz atitude passiva em muitas pessoas, sendo ineficaz em publicidade. Poderá resultar eficaz se houver mais detalhes coloridos na peça.
O significado das cores em nossas vidas:
As cores na Web
A cor é uma importante propriedade estética em uma página na Web.
Devido a suas qualidades atrativas, podemos usar a cor para identificar os elementos que devem atrair a atenção do usuário.
Quando usada indiscriminadamente, a cor pode ter um efeito negativo ou de distração.
Fontes Pesquisadas:
Da cor à cor inexistente – Israel Pedrosa
Editora Universidade de Brasília – 3ª edição
Psicodinâmica da cores em comunicação – Modesto Farina
Editora Edgar Blucher Ltda – 4ª edição
Arte & Percepção Visual – Rudolf Arnheim
Editora Livraria Pioneira – 7ª edição
www.patches.nom/retalhos – Teoria da cores
Teoria das Cores (Editores para WEB)
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