PESQUISA APONTA AS SEIS PROFISSÕES QUE ESTARÃO EM ALTA NA PRÓXIMA DÉCADA. HÁ UM UNIVERSO DE OPORTUNIDADES A EXPLORAR, JÁ QUE A MAIORIA DAS FUNÇÕES SEQUER EXISTE AINDA. SUSTENTABILIDADE É O SETOR COM MAIOR POTENCIAL.
Rota de Ascensão – Segundo pesquisa da Funcação Instituto de Administração, inovação, qualidade de vida e meio ambiente são os setores promissores até 2020. Confira as profissões relacionadas a essas áreas:
1º LUGAR – GERENTE DE ECORRELAÇÕES
Futuro: o profissional se comunicará e trabalhará com consumidores, grupos ambientais e agências governamentais para desenvolver e maximizar programas ecológicos.
Hoje: gerentes de sustentabilidade de, gestores ambientais e engenheiros ambientais serão os futuros gerentes de ecorrelações, mas até lá, terão que ampliar seus conhecimentos. Eles irão trabalhar somente com programas específicos de sustentabilidade.
2º LUGAR – EXECUTIVO DE INOVAÇÃO
Futuro: esse executivo vai interagir com funcionários de diferentes áreas para pesquisar, projetar e aplicar inovações.
Hoje: os profissionais responsáveis pela inovação fazem parte, em sua maioria, do setor de tecnologia da informação. Mas é importante lembrar que, no futuro não bastará inovar por meio de novos produtos.
3º LUGAR – GERENTE DE MARKETING EM COMÉRCIO ELETRÔNICO
Futuro: ele gerenciará desenvolvimento e implementação de estratégias de web sites para vender produtos e serviços.
Hoje: muitos profissionais que trabalham na área terão formação em tecnologia, mas é importante lembrar que é preciso conhecer o negócio. Por isso a maioria dos profissionais que atuam na área são formados em marketing.
4º LUGAR – CONSELHEIRO DE APOSENTADORIA
Futuro: serão responsáveis por ajudar a planejar a aposentadoria.
Hoje: a função é muito nova e ainda não existe o cargo pelo menos com esse nome, mas consultores de carreira e profissionais da área de recursos humanos incluirão cada vez mais o tema da aposentadoria em suas pautas.
5º LUGAR – COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE TRABALHO E EDUCAÇÃO CONTINUADA.
Futuro: gerenciará programas para ajudar funcionários qualificados a atingir níveis avançados em suas áreas de especialização.
Hoje: a atividade é exercida por profissionais de recursos humanos, como os gerentes. O investimento das companhias em capital intelectual só tende a aumentar e, dentro desse cenário, o coordenador de desenvolvimento da força de trabalho, responsável por promover a qualificação da equipe.
6º LUGAR – BIOINFORMATIONIS’TS
Futuro: cientistas trabalharam com informação genética servindo de ponte para outros cientistas que trabalharão com desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.
Hoje: profissionais formados em biologia atuam na área de biotecnologia e analise clínicas. Na graduação o biólogo recebe formação ampla. Isso abre possibilidades de atuar nas mais variadas áreas sem a necessidade de especialização.
FONTE: Capa do Caderno de Trabalho e Formação Profissional do Correio Brasiliense – 29 de março de 2009.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário