O que é um portfólio?
É um instrumento de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor; que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso, série ou disciplina.
Qual o objetivo de um portfólio?
Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva.
Quais as vantagens do portfólio?
- Possibilidade de o aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo com o professor;
- Possibilidade dos acadêmicos, de cursos de Licenciaturas, futuros professores, vivenciarem esta prática para que nas escolas em que atuarão possam compreender e propor práticas avaliativas mais dinâmicas e voltadas para uma abordagem formativa;
- Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou;
- Fornecimento de retro-informação (feedback) para os estudantes, pelo professor ou comitê que avaliou o portfólio;
- Oportunidade de aprendizagem para o corpo docente, pois está diretamente ligado à melhoria programática;
- Os professores melhoram sua habilidade de avaliar os alunos;
- Os alunos melhoram sua habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados;
- A avaliação é compartilhada com o estudante e com outros professores;
- Os alunos aprendem a revisar seus trabalhos de maneira organizada;
- Os alunos melhoram sua habilidade de comunicação através do relato de experiências e realizações;
- Os alunos aprendem a tomar posse do seu aprendizado, ao envolverem-se ativamente na elaboração de seus portfólios pessoais.
Sugestões
- Os estudantes criam seus portfólios no início de cada ano ou período letivo (ou no incício de um projeto)
- É interessante que o portfólio contenha um diário reflexivo para o aluno registrar pensamentos, sentimentos, auto-avaliações de crescimento ao longo de sua experiência naquela disciplina.
Qual a estrutura do portfólio?
- Pasta individual, contendo afixados: Nome do aluno (a), do professor, curso, disciplina, série, ano, instituição; folha de rosto para o aluno registrar: pensamentos, sentimentos, auto-avaliações de crescimento ao longo de sua experiência naquela disciplina;
- Os demais componentes do Portfólio contemplam um índice com a relação seqüencial do material:
- Registros de aulas-passeio, os textos (artigos) lidos seguidos de intervenções pessoais (fichamentos), projetos e relatórios de pesquisa, auto-avaliações ou outros instrumentos (diversas modalidades de provas), indicações de leituras, sites e filmes, recortes, fotografias, registro de entrevistas realizadas, registro de estudos de caso, anotações de aulas e de experiências, trabalhos e produções individuais ou grupais; leituras complementares (reportagens, etc), sugestões de termos para redação; relatórios/comentários de filmes assistidos, produções artísticas, diário reflexivo do processo ensino-aprendizagem (mensagens e recados dos colegas, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido o que gostaria de aprender, o que planeja fazer, etc., comentários do professor), glossário, entre outros.
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