domingo, 17 de maio de 2009

Exemplo de Comunicação

bandeira

Esta bandeira, sinalizando a palavra “perigo” em três idiomas, estava plantada aos pés de uma escada de um hotel que levava à praia, em Natal (RN). Armando Levy, da e-Press, a fotografou em sua passagem pela cidade, para apresentar palestra no Intercom 2008. Trata-se de um ótimo exemplo de “comunicação empresarial”.
Ela sinaliza algo, mas o que exatamente? Onde está o perigo? A escada leva diretamente à areia da praia. Depois é preciso caminhar por alguns metros antes de chegar à água. Perigo do que? Tubarão? Pode ser, mas isso não está claro. Perigo de mar revolto? Também não é possível dizer isso, pois nesse momento o mar estava calmo e bem longe da escada. Perigo de assaltantes? Pode ser, mas o pessoal do hotel costuma dizer que as coisas são calmas por ali. Houve até quem disse que, à noite, o mar sobe muito, daí porque é preciso sinalizar às pessoas que a escada levará diretamente à água. Mas é possível ver a bandeira à noite?
A “comunicação empresarial” é um pouco como esta bandeira. Às vezes ela sinaliza coisas, mas que coisas? O que se está querendo dizer? Quem transmite a mensagem acha que ela foi perfeitamente entendida, mas será? A bandeira do “perigo” em três idiomas gera mais dúvidas do que certezas. Isso é comunicação?
Setembro 25, 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário