segunda-feira, 11 de maio de 2009

Juros caem, mas bancos sobem taxas de fundos

Mesmo com a queda da taxa Selic diminuindo a rentabilidade dos fundos de investimento, a taxa de administração cobrada pelos bancos nos fundos aumentou e em 2008 foi a 2ª mais alta da década, informa reportagem de Toni Sciaretta e Fabricio Vieira, publicada na Folha desta segunda-feira.


Referência para os fundos DI e de renda fixa, a Selic, taxa básica de juros da economia, encerrou 2008 em 13,75% ao ano, depois de atingir 19,75% em 2005 (hoje está em 10,25% e, segundo o mercado, pode chegar a 9,25% até o fim do ano). Já a taxa média de administração de fundos de investimento em 2008, aponta estudo da Fundação Getúlio Vargas, foi de 2,03%, perdendo na década apenas para 2006, quando ficou em 2,71%.

A redução nos juros e as altas taxas de administração fazem com que os fundos de investimento fiquem menos atrativos, em muitos casos empatando ou perdendo em rentabilidade para a poupança. Especialistas dizem que, para sobreviver, os fundos precisarão cortar custos, ganhar eficiência e reduzir as taxas de administração.

"Apenas se os bancos começarem a perceber que o negócio está em risco é que as taxas vão começar a cair. Enquanto tivermos investidores que não reclamem, nada muda", diz Willian Eid Júnior, coordenador do Centro de Finanças da FGV.

Poupança

Na poupança, a queda dos juros também deve causar mudanças. Na sexta-feira, reportagem da Folha informou que o governo cobrará IR (Imposto de Renda) da poupança a partir de um patamar alto de aplicação --ainda não definido, mas que, nas palavras de um ministro, deixaria isentos "mais de 95%" dos aplicadores. Segundo o Banco Central, menos de 4% dos poupadores têm mais de R$ 20.000.

A incidência de IR sobre grandes aplicações na poupança deve ajudar os fundos a ficarem mais competitivos. Além disso, segundo a reportagem, o presidente pediu à equipe econômica que elabore uma proposta de corte de impostos nos fundos.

Na sexta, Lula disse que o governo ainda não tem nenhuma decisão em relação a uma possível mudança na caderneta de poupança, e que essa discussão deve ocorrer "sem estresse".

FONTE:http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u563515.shtml

Um comentário:

  1. Make the Computer work for you!!

    Now, every day computer work only 2-4 hours to earn additional income

    When the owner of responsibility for their own home network to work

    Mainly through the DVD audio-visual description to promote the company's domain name,

    Visitors are interested in automatically! Do not rely on personal connections, do not rely on oratorical skills, not to sell,

    Do not hoard goods, fully automated Internet business at home work at home!

    Obtained free of charge audio-visual DVD details ~> http://www.website.ws/longteng

    PS: Thank you for reading
    If you are not interested, I am sorry to disturb you! Please delete this article, I wish every one's liking moderator. ^______^

    ResponderExcluir