domingo, 17 de maio de 2009

PORTFÓLIO

O que é um portfólio?

É um instrumento de identificação da qualidade do ensino-aprendizagem mediante a avaliação do desempenho do aluno e do professor; que compreende a compilação dos trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso, série ou disciplina.

Qual o objetivo de um portfólio?

Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, articulando-se com a trajetória do seu desenvolvimento profissional, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática e reflexiva.

Quais as vantagens do portfólio?

  • Possibilidade de o aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avaliá-lo com o professor;
  • Possibilidade dos acadêmicos, de cursos de Licenciaturas, futuros professores, vivenciarem esta prática para que nas escolas em que atuarão possam compreender e propor práticas avaliativas mais dinâmicas e voltadas para uma abordagem formativa;
  • Explicação, pelo estudante, da natureza do trabalho realizado e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou;
  • Fornecimento de retro-informação (feedback) para os estudantes, pelo professor ou comitê que avaliou o portfólio;
  • Oportunidade de aprendizagem para o corpo docente, pois está diretamente ligado à melhoria programática;
  • Os professores melhoram sua habilidade de avaliar os alunos;
  • Os alunos melhoram sua habilidade de redigir textos e posicionar-se frente aos temas abordados;
  • A avaliação é compartilhada com o estudante e com outros professores;
  • Os alunos aprendem a revisar seus trabalhos de maneira organizada;
  • Os alunos melhoram sua habilidade de comunicação através do relato de experiências e realizações;
  • Os alunos aprendem a tomar posse do seu aprendizado, ao envolverem-se ativamente na elaboração de seus portfólios pessoais.

Sugestões

  • Os estudantes criam seus portfólios no início de cada ano ou período letivo (ou no incício de um projeto)
  • É interessante que o portfólio contenha um diário reflexivo para o aluno registrar pensamentos, sentimentos, auto-avaliações de crescimento ao longo de sua experiência naquela disciplina.

Qual a estrutura do portfólio?

    • Pasta individual, contendo afixados: Nome do aluno (a), do professor, curso, disciplina, série, ano, instituição; folha de rosto para o aluno registrar: pensamentos, sentimentos, auto-avaliações de crescimento ao longo de sua experiência naquela disciplina;
    • Os demais componentes do Portfólio contemplam um índice com a relação seqüencial do material:
    • Registros de aulas-passeio, os textos (artigos) lidos seguidos de intervenções pessoais (fichamentos), projetos e relatórios de pesquisa, auto-avaliações ou outros instrumentos (diversas modalidades de provas), indicações de leituras, sites e filmes, recortes, fotografias, registro de entrevistas realizadas, registro de estudos de caso, anotações de aulas e de experiências, trabalhos e produções individuais ou grupais; leituras complementares (reportagens, etc), sugestões de termos para redação; relatórios/comentários de filmes assistidos, produções artísticas, diário reflexivo do processo ensino-aprendizagem (mensagens e recados dos colegas, reflexão pessoal sobre o que tem aprendido o que gostaria de aprender, o que planeja fazer, etc., comentários do professor), glossário, entre outros.


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